Sinticomp – Prata

História

Foto fachada Sinticomp - Prata - MGO Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Prata, com sede e Foro na cidade de Prata, Estado de Minas Gerais na Rua Fernando de Noronha nº 500, foi constituído conforme estabelece a legislação em vigor, ainda em 1989. Sua Certidão Sindical junto ao Ministério do Trabalho com processo de nº 24000.0063/91-46. Foi reconhecido em 31 de Março de 1992 através da Certidão Sindical publicada no DOU edição de 31 de Março de 1992 – Seção I – p 4116, devidamente registrada no livro B-13, fls. 030, no Cartório de Registro de Títulos e Documentos da cidade de Prata em 14 de Outubro de 2003.

É uma entidade civil sindical de finalidade social, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública Municipal, lei nº: 1.332/90.

O SINTICOMP tem como propósitos e atribuições estatutárias, a defesa e orientação dos trabalhadores da categoria profissional dos empregados em empresas de construção civil, em empresas de construção em geral e em empresas do mobiliário de Prata MG, atendendo as seguintes finalidades e objetivos:

– Conscientizar, orientar e educar os trabalhadores acerca de seis direitos e deveres;

– Fiscalizar as políticas públicas e privadas de trabalho e emprego;

– Defender os interesses dos associados em juízo e fora dele;

– Discutir com diversos setores da sociedade alternativas para a melhoria do trabalho e emprego na área da construção e do mobiliário. Exigindo, quando necessário, a responsabilidade do poder público.

– Qualificar e capacitar trabalhadores nas áreas técnicas de sua responsabilidade, com cursos informatizados na sua sede pelo método Easycomp.

– Desenvolver projetos nas áreas de qualificação e requalificação profissional.

– Manter funcionários (as) capacitados (as), para coordenarem a qualificação e requalificação profissional, bem como a prestação de serviços interna, com acessória em convênios.

– Visar melhorias nas condições de vida e de Trabalho para os trabalhadores, coordenando, orientando, dirigindo e protegendo a base de estudos sobre suas necessidades, interesses profissionais e sociais.

– Colaborar com as demais Associações de Classe visando à solidariedade social, ministrando palestras motivacionais, aberta a toda sociedade.

Atua contra todo e qualquer ato que, de alguma forma, venha a agredir, intimidar ou restringir o trabalhador abrangido pelas normas estatutárias, individual ou coletivo, em suas relações com o meio social, em seu direito à liberdade, igualdade, educação, saúde, meio ambiente, patrimônio, emprego, entre outros, visando ainda á conscientização, educação do trabalhador.

Foto fachada Sinticomp - Prata - MGNestes 24 anos de existência a entidade alcançou importantes resultados em prol dos seus trabalhadores e da cidadania, quer seja através de campanhas públicas, bem como através de convenções ou acordos coletivos e intercâmbio de informações com outras entidades do Brasil, crescendo em patrimônio físico, cultural e legislativo, buscando crescer em representatividade.

Para preservar sua liberdade e independência o SINTICOMP , busca apoio dos trabalhadores para manter as suas necessidades financeiras através das contribuições de sua categoria e associados, ou programas oficiais que não comprometam sua forma de agir. Não tendo qualquer comprometimento com, convicções políticas, partidárias e religiosas.

Fazer parte do SINTICOMP é ter Assistência Jurídica especializada em causas cíveis e trabalhistas.

Assessoria e orientação nas rescisões e homologações trabalhistas.

Convênios com áreas odontológicas, médicas, psicológicas, comerciais e de serviços com acesso fácil e atendimento odontológico preventivo e corretivo.